Defesa Civil na escola: Projeto beneficia alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros

15 de outubro de 2016 - 18:00 # #

Em atenção ao disposto na lei de diretrizes e bases da educação nacional e na Constituição do Estado do Ceará, que tratam do ensino de Proteção e Defesa Civil nas escolas, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) Escritora Rachel de Queiroz, desde 2012, adotou o projeto de ensino da disciplina Defesa Civil no currículo do Ensino Fundamental II.

O projeto, instituído pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CEDEC/CBMCE), já capacitou mais de 600 alunos e atualmente beneficia os 104 alunos do 7º ano do ensino fundamental, que têm aulas semanais sobre gestão de risco e de resposta a desastres naturais e acidentes domésticos.

Nas aulas das últimas semanas de setembro e início de outubro, em alusão ao dia internacional para a redução de desastres, comemorado em 13 de outubro, os alunos participaram da oficina “Como fazer um pluviômetro caseiro” e visitaram a estação sismográfica da serra do Juá, em Caucaia/CE.

Na oficina “Como fazer um pluviômetro caseiro”, os alunos, utilizando garrafas pet,  fizeram seus próprios pluviômetros e aprenderam a importância desse instrumento de medição de chuvas para os órgãos de meteorologia e para as comunidades, especialmente no monitoramento das situações de risco de inundações e de deslizamentos.

Na visita à estação sismográfica da serra do Juá, realizada neste sábado (15/10), o professor Brandão Melo, responsável pelo setor de sismologia da CEDEC/CBMCE, explicou como funciona o sismômetro e ressaltou a importância dos registros de tremores de terra na Região Metropolitana de Fortaleza, uma vez que o maior tremor de terra do Nordeste brasileiro ocorreu nesta região, em Pacajus, em 1980.

Para o Capitão BM Aluizio Freitas, especialista em Defesa Civil e professor da disciplina no CMCB, “é notório o envolvimento dos alunos nas aulas e atividades práticas relacionadas à proteção e defesa civil, fato que nos dá a certeza de que o projeto deve ser expandido para as demais escolas do estado, formando uma geração de cidadãos mais comprometidos com a redução de riscos de desastres e acidentes em nossas cidades e casas”.

Para saber mais sobre o projeto, pode-se enviar e-mail para defesacivil@cb.ce.gov.br ou ligar para o setor de minimização de desastres da CEDEC: telefone (85) 3101-4582.