Atuação no período chuvoso até o momento em 2024

22 de abril de 2024 - 22:56

A Defesa Civil do Estado do Ceará está comprometida em otimizar suas ações, trabalhando em estreita colaboração com os municípios, outros estados e a União. Essa colaboração envolve a troca de experiências e melhores práticas para fortalecer a gestão de riscos e a resposta a desastres. As REDECs (Regionais de Defesa Civil), criadas no ano passado, são um exemplo claro desse esforço, atuando em nível local para executar e supervisionar as políticas públicas e ações de proteção civil em todo o estado.

1ºTen Elias Gomes, REDEC da região de Limoeiro atuando no sábado, 20/04/2024

Papel Fundamental das COMPDECs

As Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) são essenciais neste contexto, agindo como a primeira linha de resposta nas suas respectivas comunidades. Elas desempenham um papel crucial na implementação das estratégias locais de resposta a emergências e na articulação com a CEDEC para garantir uma ação coordenada e eficaz.

Grupo de Trabalho montado em Limoeiro do Norte desde o último sábado, sob a coordenação da REDEC, atuando também em Morada Nova.

Municípios Afetados e Ações Desenvolvidas

Os municípios mais afetados desde o início das chuvas incluem:

Fortaleza, Caucaia, Santa Quitéria, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante, Itapajé, Irauçuba, Assaré, Tarrafas, Jati, Tejuçuoca, Paraipaba, Pacoti, Redenção, Acopiara, Quixadá, Choró.

No último fim de semana, 20 e 21 de abril, tivemos as primeiras notícias das fortes chuvas aqui na região desde sábado em Morada Nova, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, as cidades mais afetadas na região. Realizamos visitas em algumas barragens, fazendas que têm barragens, para poder verificar a situação, e também nos bairros mais afetados, além de levar ajuda humanitária.

Sumário de Ações e Impactos (Dados até o momento)

Total de Pessoas Afetadas: 23.362

Unidades Habitacionais Atingidas: 5.340

Ajuda Humanitária em Análise ou Providenciada: inclui cestas básicas, colchonetes, lonas plásticas, e outros materiais essenciais, além de intervençao estrutural.

Situação de Emergência

Atualmente, 36 municípios do estado estão em Situação de Emergência, dos quais 35 casos relacionados a períodos de seca. Um caso é devido às chuvas intensas, refletindo a complexidade das condições climáticas que enfrentamos e a necessidade de uma gestão cuidadosa e proativa.

Fonte: https://s2id.mi.gov.br/paginas/index.xhtml# – 35 municipios em SE em decorrência da estiagem.

Reflexão sobre o Papel da Defesa Civil

Este é um momento crucial para reafirmar nosso compromisso com a segurança comunitária e a solidariedade humana. Enquanto enfrentamos os desafios impostos pelo clima e outras adversidades, lembramos que a eficácia da Defesa Civil depende da colaboração de todos. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso de nossas operações e para garantir a segurança e bem-estar de todos os cidadãos.

Visita do Governador à Morada Nova para verificar os impactos da chuva.

Durante sua visita a Morada Nova nessa segunda, 22/04/2024, para verificar a situação no local o Governador do Estado, Elmano de Freitas, reforçou o compromisso do governo em assistir as famílias afetadas pelas recentes chuvas. Ele declarou: “Quero dizer às famílias que neste momento estão passando dificuldades que, além da ajuda da Prefeitura, ainda hoje chegarão mais de cinco toneladas de alimentos, bem como colchonetes e outros mantimentos para ajudar. Além do programa municipal, o Estado ajudará a pagar o aluguel social dessas famílias.” A declaração enfatiza a resposta rápida e coordenada entre o governo estadual e municipal para atender às necessidades emergenciais da população afetada.

Defesa Civil somos todos nós!