Página Inicial Lista de Notícias Defesa Civil do Estado passa a enviar alertas de desastres naturais por SMS

Defesa Civil do Estado passa a enviar alertas de desastres naturais por SMS

Dom, 04 de Março de 2018 19:00

A partir desta segunda-feira (05/03), os cearenses receberão em seus aparelhos celulares uma mensagem de texto por SMS os convidando a cadastrar seu CEP para o recebimento gratuito de alertas de desastres naturais e orientações da Defesa Civil. No estado, o envio dos alertas ficará a cargo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

As operadoras de telefonia enviarão, no decorrer do mês de março, a seguinte mensagem: “Defesa Civil informa: Novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário estará apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP. Basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse.

Mesmo antes de receber a mensagem de convite para o cadastro, a população já pode enviar seu CEP de interesse para 40199 e se cadastrar. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento. Basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Os alertas são destinados a áreas específicas e têm o objetivo de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Por exemplo, em um dia de chuva intensa, a população de um município ou região poderá receber a seguinte mensagem da Defesa Civil do Estado: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite contato com a água e não dirija em áreas inundadas. Em situações de risco, ligue 193”.

Com a implantação do serviço nas regiões Norte e Nordeste, iniciada no último dia 26, a população de todo o país está apta a receber os alertas e orientações da Defesa Civil.

O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.

Agenda - Junho 2018