Página Inicial Lista de Notícias Defesa Civil capacita agentes do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe

Defesa Civil capacita agentes do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe

Sex, 08 de Dezembro de 2017 12:00

Com o objetivo de fortalecer o sistema de proteção e defesa civil no Ceará, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) iniciou neste ano um novo programa de capacitação de agentes para atuação na gestão de riscos e desastres em nível municipal. O programa é composto por 5 módulos aplicados em 3 semanas de curso e segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Nesta semana, o programa está contemplando os municípios do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe com a aplicação dos dois primeiros módulos. Estão reunidos em Aracati, com o apoio da Prefeitura do município, 25 agentes de proteção e defesa civil de 7 cidades da região. A capacitação está sendo ministrada pela assessora técnica da CEDEC, Ioneide Araújo, em parceria com o responsável pelo setor de Sismologia do órgão, Brandão Melo.

O módulo I do programa tem o objetivo de fortalecer a gestão municipal de proteção e defesa civil por meio da abordagem geral dos processos de gestão de risco e inclui uma aula de campo, que foi realizada na quarta-feira (06/12) nas áreas de risco de inundação próximas ao dique do rio Jaguaribe, em Aracati.

Esta primeira semana de curso encerra-se hoje com a conclusão do módulo II, que tem como objetivo desenvolver habilidades e ampliar conhecimentos sobre a elaboração de planos de contingência e planejamento e execução de simulados de preparação para desastres.

No próximo mês serão ministrados na região os módulos III - Gestão de Desastres, Decretação e Reconhecimento Federal e Gestão de Recursos Federais em Proteção em Defesa Civil e IV - Gestão de Recursos Federais em Proteção e Defesa Civil para Reconstrução. As inscrições serão abertas em breve no site www.defesacivil.ce.gov.br.

Mais informações sobre o programa de capacitação podem ser solicitadas nos telefones (85) 3101-4582 / 98899-1137 (falar com o Capitão Aluizio Freitas) ou no e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Agenda - Abril 2018